Circulam nas redes sociais vídeos com imagens de um grupo de pessoas reunidas em uma praça no município de Valença, no interior da Bahia, fazendo piada com a pandemia de coronavírus, doença que está matando milhares de pessoas em todo o mundo.
Em um dos vídeos [veja abaixo], um suposto apoiador do presidente Jair Bolsonaro filma e grita “Aqui é a galera do coronavírus! Todo mundo pegando coronavírus aqui na chuva! Depois que a gente pegar esse coronavírus, a gente vai espalhar pra todo mundo que ficou dentro de casa”. No mesmo vídeo, o homem ri e continua filmando os que estão ao redor vestidos com camisas da seleção brasileira e fazendo armas com as mãos – gesto que virou marca de Bolsonaro durante a campanha presidencial.
Até as 17h deste sábado (21), os vídeos já tinham sido visualizados por mais de 500 mil pessoas depois de postado pelo presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, Eden Valadares, que indignado com a falta de sensibilidade dos envolvidos, escreveu: “Isso não é brincadeira. Não é motivo de risada. Isso é crime. Absurdo!”.
Segundo Valadares, “Primeiro ameaçam contaminar com Coronavírus quem está em casa. Agora fazem graça e pouco caso com os sintomas da Covid 19… Parecem fazer graça, mas revelam um lado cruel e desumano.” Completou o político.
Em nota, a Prefeitura de Valença repudiou os vídeos e sua divulgação compartilhada pelo presidente do PT no estado. “A Prefeitura de Valença vem a público manifestar repúdio a um vídeo que está circulando nas redes sociais e divulgado, de forma irresponsável, por um servidor público municipal, indo de encontro a todo esforço da nossa sociedade em prevenir a proliferação do coronavírus (Covid-19). E que o pensamento exposto pelo servidor não condiz com a orientação do gestor municipal e desafia todas as medidas adotadas pela municipalidade”, diz o comunicado do prefeito Ricardo Moura (MDB).
Olha isso: em Valença, aqui na Bahia, militantes apoiadores do Presidente – um deles com a camisa BOLSONARO 17 – orgulhosamente gritam e gargalham que irão transmitir o Coronavírus pela cidade.
Isso não é brincadeira. Não é motivo de risada. Isso é crime.
Absurdo! pic.twitter.com/T6VJLSkhCj
— Éden Valadares (@edenvaladares) March 21, 2020
E não é que tem mais vídeo?
A turma de Bolsonaro em Valença parece não ter limites… Primeiro ameaçam contaminar com Coronavírus quem está em casa.
Agora fazem graça e pouco caso com os sintomas da Covid 19…
Parecem fazer graça, mas revelam um lado cruel e desumano. pic.twitter.com/tvO5XzeMu3
— Éden Valadares (@edenvaladares) March 21, 2020
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.