A população de Salvador, em situação de rua, que faz parte do grupo dos mais vulneráveis à pandemia do coronavírus, passa a ter um serviço oferecido pela Prefeitura que reforçará o enfrentamento à doença. O Consultórios na Rua, projeto que leva atendimento médico volante aos cidadãos em situação de rua, foi apresentado nesta quinta-feira (16), pelo prefeito ACM Neto.
Ponto de partida de um projeto maior, intitulado Girassóis de Rua, o Consultórios na Rua terá cinco veículos com equipes compostas por assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, médicos, técnicos de enfermagem, agentes sociais que atuam com redução de danos e motoristas, além de apoio técnico administrativo.
Com atuação em regiões com maior concentração de população em situação de rua, o serviço começou os atendimentos nesta quinta com um veículo no Centro Histórico, Brotas e Itapagipe. Na próxima semana, mais um veículo vai reforçar o atendimento no Centro Histórico e o outro estará presente na região de Itapuã.
Projeto Girassóis – Idealizador do projeto Girassóis de Rua, o psiquiatra e professor Antônio Nery parabenizou a administração municipal pela reorganização do Consultórios na Rua, primeiro eixo do projeto e que é voltado para a atenção básica de saúde da população em situação de rua. “Fico felicíssimo em perceber a sensibilidade da Prefeitura nesse sentido e já antecipo que a história do Brasil reconhecerá Salvador como uma região que resistiu do modo mais correto, adequado e heroico essa pandemia que assola o mundo”, afirmou.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.