Depois da reação negativa dos soteropolitanos nas redes sociais, em relação ao anúncio de cobrança de multas a motoristas que circulassem por Salvador sem máscaras de proteção, o prefeito ACM Neto mudou de decisão.
Na manhã de hoje (17), por meio do twitter [veja abaixo], o chefe do poder executivo municipal afirmou que as blitze de fiscalização do uso das máscaras terão, inicialmente, apenas cunho educativo.
Em coletiva, o prefeito negou que a medida tivesse qualquer intenção arrecadatória, mas informou que decidiu recuar para evitar polêmicas. No entanto, ele não descartou a possibilidade de endurecer as medidas e passar a aplicar punições futuramente.
No entanto, quero deixar claro que esta decisão pode ser alterada. Caso seja necessário, vamos endurecer as medidas.
— ACM Neto (@acmneto_) April 18, 2020
A partir de quinta (23), os agentes da Transalvador vão parar os automóveis e orientar as pessoas em abordagens educativas.
Outras determinações – Começa a valer, também a partir da próxima quinta, o decreto que obriga o uso de máscaras no transporte público da cidade. Além disso, a partir do mesmo dia, o uso das máscaras será obrigatório em qualquer ambiente laboral, inclusive para clientes.
Outra medida anunciada é que os trabalhadores informais terão que usar máscaras para atuarem nas ruas. Só que, neste caso, a determinação só começa a valer quando a Prefeitura doar as 200 mil máscaras de pano que está adquirindo para os ambulantes.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.