Túneis e câmaras de desinfecção de pessoas não têm eficácia, diz Anvisa

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota na qual afirma “faltar evidências científicas” de que o uso de estruturas como câmaras, cabines e túneis para desinfecção de pessoas tenha eficácia, enquanto medida preventiva contra a Covid-19.

De acordo com a Anvisa, “a duração de 20 a 30 segundos para o procedimento não seria suficiente para garantir o processo de desinfecção”. Além disso, a nota técnica, divulgada na noite desta quarta-feira (13) pela Anvisa, reforça que a adoção desse mecanismo “não inativaria o vírus dentro do corpo humano, além de poder causar danos à saúde de quem se submetesse à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas”.

Na Bahia, túneis de desinfecção foram instalados em vários hospitais. O equipamento foi produzido pelo Senai/Cimatec. Segundo o diretor de operações da empresa, Luís Alberto Breda, o projeto experimental tem alto poder de descontaminação. “Não há dúvida de que a solução de hipoclorito tem alto poder desinfetante. A própria Organização Mundial da Saúde apresenta parâmetros que referenciam esse dado”, argumenta.

O túnel tem custo médio de R$ 10 mil e a equipe do Senai/Cimatec está tentando aperfeiçoar o projeto para que seja feita com materiais mais baratos. A ideia é aumentar a escala de produção e conseguir levar para diversas unidades hospitalares, pois existem demandas de unidades de saúde pelo equipamento. A instalação em espaços como shoppings, academias e estações de metrô na Bahia está sendo avaliada.

O infectologista e chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde do Senai/Cimatec, Roberto Badaró, destaca a importância do equipamento. “Essa foi a forma que encontramos para proteger os profissionais de saúde que estão em contato com os pacientes. Já se verificou que o maior risco de contaminação desses profissionais ocorre no momento da troca de roupa, ao entrar em contato com a superfície da roupa que recebeu secreção. O túnel de desinfecção surge da busca de solução para mitigar riscos como esse”.

Leia na íntegra todas as informações, os esclarecimentos e os alertas da Anvisa na Nota Técnica 51/2020.

Com informações de G1 e Anvisa.

Siga-nos no Facebook | Instagram | Twitter.

Load More In Bahia

Check Also

Inscrições para Pronatec Mulheres Mil estão abertas e seguem até dia 18

As inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso a…