Coronavírus: Lugar sem ventilação pode ser um risco, aponta estudo

0

Na China, pesquisadores reforçaram a tese de que o Sars-CoV-2 (Covid-19), pode se espalhar pelo ar. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Wuhan, epicentro da pandemia na China, e divulgado na segunda-feira (27/04) pela revista internacional Nature, informa que pequenas partículas do novo coronavírus foram detectadas no ar em salas ou espaços, na parte interna ou próximas de hospitais, sem ventilação.

O estudo analisou o ambiente interior e exterior de dois hospitais que ficaram exclusivamente dedicados aos pacientes de Covid-19 entre março e abril. Liderados por Lan Ke, diretor do Laboratório Estadual de Virologia da universidade, os pesquisadores encontraram pedaços do material genético do vírus, chamados de aerossóis, flutuando no ar de áreas que abrigam multidões.

O estudo não procurou estabelecer se as partículas transportadas pelo ar poderiam causar infecções. Até agora, sabe-se que o vírus pode ser transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas, superfícies contaminadas ou inalação de gotículas respiratórias de indivíduos com o vírus. O potencial de disseminação aérea, no entanto, tem sido motivo de debate e novos estudos.

As pessoas produzem dois tipos de gotículas quando respiram, tossem ou falam. Essas partículas caem no chão antes de evaporar, causando contaminação principalmente pelos objetos nos quais se assentam. Mas suspeita-se que gotículas menores, como os aerossóis, possam ficar no ar por horas.

Fonte: Nature e Veja.

Siga-nos no Facebook | Instagram | Twitter.

Load More In Saúde

Check Also

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Paula Laboissière/Agência Brasil Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sist…