Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove exposição virtual sobre as Igrejas de Salvador

As fotografias integram o livro “Te vejo em todos os olhares, te encontro em todos os lugares” de José Spínola

“Olhares sobre as Igrejas” é tema de exposição virtual promovida pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB, que acontece de 18 a 28 de junho nas redes sociais da entidade cultural. As fotos são de autoria do Engenheiro e Fotógrafo José Spínola e vem acompanhadas de textos descritivos da professora e historiadora Maria Helena Flexor, que detalham origem, características e curiosidades dos templos religiosos.

O fotógrafo explica que as cerca de 30 fotos das igrejas foram capturadas no estilo panorâmico, vertical, com o objetivo de mostrar toda a igreja como se o espectador estivesse no seu interior. “As igrejas de Salvador representam o esplendor do estilo barroco no Brasil. O barroco se caracteriza pela amplificação das dimensões e o excesso de ornamentação. Nasceu para enaltecer Deus e emocionar as pessoas pela forma grandiosa. Alguém já disse: “quanto mais belo, mais se conquista pela fé””, destaca.

As fotografias integram o livro “Te vejo em todos os olhares, te encontro em todos os lugares”, à disposição para venda na Amazon. Foram capturadas entre 2008 e 2010, começando com a Catedral Basílica e finalizando com São Pedro dos Clérigos e São Domingos. “A demora para fotografar as igrejas, com mais de 400 anos de Salvador, deveu-se ao fato de que muitas delas são cuidadas por famílias e só abrem aos domingos para a missa. Essa característica promove que a população, inclusive religiosos, desconheçam as suas igrejas”, esclarece Spínola.

O público visitante terá a oportunidade de conhecer detalhes de igrejas como a do Mosteiro da Graça, Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Igreja da Santa Casa de Misericórdia, Mosteiro de São Bento, Igreja de Nossa Senhora de Escada, Igreja e Convento de Nossa Senhora Do Monte Serrat, Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja do Convento de São Francisco, além de conhecer a história de cada uma delas, a exemplo da sacristia da Catedral Basílica Primaz de Salvador.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Siga o Caderno de Notícias no Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.

Carregar mais em Entretenimento

Vejam também

Festival de Inverno de Morro do Chapéu terá Barão Vermelho, É o Tchan, Dudu Nobre e Calcinha Preta

O Festival de Inverno de Morro do Chapéu vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto e já…