Seis parlamentares baianos aparecem na lista dos mais influentes do Congresso

Entre os 100 mais influentes, 70 são deputados e 30 são senadores

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta quinta-feira (16) uma lista com os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Da Bahia, seis parlamentares aparecem na lista – o deputado Afonso Florence (PT), a deputada Alice Portugal (PCdoB), os deputados Daniel Almeida (PCdoB), João Roma (Republicanos), além dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD).

Segundo o Diap, a lista inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, de fevereiro a junho de 2020. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação.

Em sua 27ª edição, a lista do Diap classificou os parlamentares por: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 70 são deputados e 30 são senadores. Entre os mais influentes, 37% são da oposição – PT com quinze; PDT com sete, PCdoB, com seis, e do PSB e do PSOL com cinco parlamentares cada, e o REDE com um senador. Apesar de ter elegido a segunda maior bancada, o PSL figura em nono lugar na lista, com cinco parlamentares.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Política

Vejam também

Téo Senna critica Embasa por deixar escola em São Marcos há 15 dias sem aula por falta de água

O vereador Téo Senna (PSDB) criticou, na última segunda-feira (29), a Empresa Baiana de Ág…