Procurado, líder religioso Jair Tércio é acusado de estupro na Bahia

0

O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Fariseu, com mandato de prisão preventiva contra o líder religioso e ex-grão-mestre de uma loja maçônica na Bahia, Jair Tércio Cunha Costa (63 anos), denunciado por estupro e relação sexual com menor de 14 anos. Jair não foi encontrado.

Na denúncia, apresentada pelo MP, uma investigação mostrou “veementes indícios de cometimento de crimes de violência de gênero”. De acordo com as apurações, o investigado se autoproclamava um ser iluminado e se inseria em ambientes sociais, onde fazia um trabalho preliminar, rotulado como “despertar do ser humano”, para, então, aproveitando-se da relação de confiança adquirida e submeter as vítimas a atos de violência de ordem sexual, moral e psicológica. Ao todo, o MP-BA já contabilizou 300 denúncias de crimes cometidos por ele.

O “guru espiritual” também é acusado de estupro e manipulação por meio de lavagem cerebral contra outras dezenas de mulheres. Recentemente, o Caderno de Notícias entrevistou uma das mulheres que diz ter sido violentada por Jair Tércio. A pedagoga baiana Tatiana Amorim Badaró, afirmou que Jair usava a liderança espiritual para induzi-la a dependência e a obrigação sexual. A denúncia também foi notícia nacional.

A operação Fariseu também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços nos quais Tércio exercia suas atividades, com o objetivo de obter novas provas. A ação contou com o apoio dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e de Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem) do MP e da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Justiça

Check Also

Casa da Mulher Brasileira ganha reforço com implantação de Vara Especializada do TJBA

A Casa da Mulher Brasileira ganhou, na última quinta-feira (5), mais um reforço na estrutu…