Coral diferente é encontrado em praia de Salvador

Espécie tem origem distante e pode ameaçar a vida marinha local

Uma nova espécie de coral foi encontrada em maior quantidade na praia do Porto da Barra, em Salvador. A sua coloração azul chamou a atenção de mergulhadores locais por não ser comum entre os corais da região.

De acordo com a bióloga Tatiane Aguiar, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a espécie é de origem distante. “Agora a gente já conseguiu, pela genética, descobrir quais são as espécies. Uma espécie é do Havaí e a outra do Oceano Índico, isso já é um primeiro passo muito importante. E agora a gente está trabalhando para saber como que eles se desenvolvem”, informou.

Na primeira vez que foi visto, o coral Xênia Azul tinha apenas oito colônias. Hoje, dois anos depois, já ocupa 50% do território do recife do Porto da Barra. Apesar da beleza, o que se sabe, até então, é que a espécie pode ser prejudicial à vida marinha por não ser natural do Brasil.

O coral é considerado pelos biólogos como um bioinvasor por ser mais resistente e competir diretamente com os corais nativos. Por não possuir um predador natural na região, o espalhamento da espécie gera preocupação porque qualquer mudança nos bancos de corais pode afetar o equilíbrio na área. “A gente que mergulha todos os dias aqui no Porto da Barra assiste essa diminuição dos peixes que vivem nos recifes. Teve uma perda muito grande de biodiversidade”, afirma o pesquisador e mergulhador Robson Oliveira.

O Xênia Azul é importado e vendido em lojas de aquarismo, por isso os pesquisadores acreditam que a chegada do coral ao nosso litoral deve-se ao descarte de uma mostra por alguém que, provavelmente, queria se desfazer de um aquário.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

Seman intensifica ações preventivas para evitar transtornos no período chuvoso

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman),…