Cerca de dez mulheres curadas ou em tratamento contra o câncer de mama toparam o desafio de compartilhar publicamente suas histórias com o propósito de ser “elo” na vida de outras mulheres, levando conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce durante o movimento mundial Outubro Rosa.
Essas pacientes são protagonistas da campanha “Seja rosa, seja um elo”, lançada pela AMO Saúde da Mulher e cuja proposta é reforçar a ideia que o feminino iguala, une e irmana as mulheres, assim como a necessidade de prevenção também. Junto a elas está uma outra mulher, que não teve a doença, mas tem a história do câncer de mama presente na família e também decidiu ser “elo”.
Esse ano, as ações do Outubro Rosa foram revistas e adaptadas ao período da pandemia, começando pelo símbolo da campanha da AMO. O tradicional lacinho de fita foi substituído por uma pulseira de silicone na cor rosa, representando o slogan: “Seja rosa, seja um elo”, e destacando a importância do engajamento de cada uma. Lavável, a pulseira permite melhor higienização, fundamental contra a Covid-19.
A Didá, banda baiana de percussão feminina, foi convidada para integrar a campanha, simbolizando o “coletivo feminino” como rede de apoio, motivação e crescimento mútuo. Um clipe no terraço da nova unidade AMO Medicina Diagnóstica (AMD), no Rio Vermelho, foi gravado pelas meninas da Didá, que cantam o jingle criado pelo compositor baiano Gerônimo, que também gravou um vídeo cantando a música.
Em alusão à campanha, as sedes do Grupo AMO em Salvador, no interior baiano e em Aracaju (SE) seguem iluminadas de rosa durante todo o mês de outubro. As ações deste ano também incluem plotagem de ferries, do pórtico e das cabines do pedágio do Litoral Norte com o tema do Outubro Rosa AMO.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.