De acordo com as informações do Projeto Baleia-Jubarte, a temporada de passagem desses magníficos animais começou cedo no Brasil. A primeira visão das baleias na nossa costa foi confirmada pelo Instituto Verde Azul (Viva), no dia 30 de abril, no sul de Ilhabela, em São Paulo.
O destino dos mamíferos é o Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia. Segundo especialistas, as baleias percorreram quase quatro mil quilômetros desde a Antártida e a vinda delas para a nossa costa deve-se à temperatura das águas, que são quentes e mais confortáveis para o acasalamento e reprodução dos animais. Apesar desse movimento de migração, as baleias-jubarte são comuns na maioria dos oceanos.
Aqui na Bahia, pesquisadores do Projeto Baleias na Serra, em Serra Grande, já avistaram 30 baleias-jubarte por hora desde o final do mês de agosto, de acordo com informações da TV Bahia. “A gente tem o privilégio de estar em um lugar fantástico assim, que está a 93 metros do nível do mar. Isso faz com que a gente possa ver as baleias muito além da área principal de uso delas”, explica o coordenador Júlio Baumgartem, cujo projeto tem apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Todo o processo de reprodução é observado pelos pesquisadores durante toda a estadia desses animais na nossa costa, com o objetivo de desenvolver cada vez mais estudos em relação aos seus aspectos comportamentais. A visita das baleias também atrai turistas curiosos. “Com certeza vão ter outras vezes que a gente vai vim usufruir dessas maravilhas aqui”, disse o turista de Goiás José Roberto Bispo.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.