Pandemia da Covid 19 altera data e regras do Oscar

0

A principal premiação do cinema mundial também sofreu os efeitos da pandemia da Covid-19. A cerimônia de 2021 foi adiada de fevereiro para 25 de abril, e os critérios de elegibilidade foram alterados, agora, produções exibidas no streaming e em drive-ins também podem ser indicadas.

Com a reabertura gradual das salas de cinema, o calendário de estreias foi modificado e as normas também foram alteradas.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou em junho a lista das primeiras obras elegíveis para a categoria de Melhor Filme. Desta primeira relação, os indicados estão divididos entre Netflix, Universal e Bleecker Street. Paramount, Warner, Disney e Sony ainda não haviam enviado seus filmes.

Os filmes precisam ser lançados oficialmente até 28 de fevereiro de 2021. Os indicados serão conhecidos no dia 15 de março.

A Academia informou que os filmes que não tinham mais como prosseguir com um lançamento planejado para os cinemas podem se qualificar caso sejam exibidos em uma plataforma de streaming ou de vídeo on demand (Vod). Para isso valer, contudo, é necessário que a obra seja exibida no serviço de streaming exclusivo da academia 60 dias após o lançamento. Aproveitando a oportunidade, Amazon Studios, Disney+, Apple TV+, Hulu e Netflix têm acelerado o seu calendário de apostas.

O brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, tem chances de aparecer na premiação. Como não foi o selecionado pelo país para buscar uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional em 2020, a distribuidora do filme pretende colocá-lo na disputa em outras categorias.

Em junho, a Academia divulgou os primeiros filmes já elegíveis para a categoria de Melhor Filme; confira: A Assistente, de Kitty Green; Crip Camp, de Nicole Newnham e James Lebrecht; Destacamento Blood, de Spike Lee; Você Nem Imagina, de Alice Wu; Lost Girl: Os Crimes de Long Island, de Liz Garbus; Never Rarely Sometimes Always, de Eliza Hittman; Military Wives, de Peter Cattaneo; Trolls 2, de Walt Dohrn.

Com informações de GZH Cinema.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Entretenimento

Check Also

Luedji Luna encanta soteropolitanos em show homenageando Sade no Dia da Consciência Negra

A cantora Luedji Luna concentrou um mar de gente no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, n…