Chile decide por nova constituição, aponta resultado de plebiscito

População do país votou, neste domingo (25), se queria uma nova constituição ou se preferia manter a atual, redigida na ditadura de Pinochet

Com mais de 99% das urnas do plebiscito apuradas até a manhã desta segunda-feira (26), a população do Chile votou a favor de o país ter uma nova constituição.

Cerca de 78,2% se mostraram favoráveis a um novo texto e 79% se mostraram favoráveis para que esse texto seja discutido por uma comissão a ser eleita em seguida.

Diferente do Brasil, o Chile não passou por uma Assembleia Constituinte após o fim da sua ditadura militar, que foi de 1973 a 1990. No fim do ano passado, protestos tomaram todo o país, principalmente a capital, Santiago.

A principal pauta reivindicada pelos manifestantes era uma nova constituição, embora, assim como no Brasil em junho de 2013, os protestos surgiram por conta de preço do transporte público.

A repressão policial aos protestos fez com que a popularidade do presidente da República, Sebastián Piñera, despencasse. Acuado, Piñera atendeu aos pedidos por um plebiscito para decidir sobre uma nova constituição.

A próxima etapa para o Chile, antes da redação do novo texto constitucional, é escolher uma comissão constituinte. Com informações das agências internacionais.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Mundo

Vejam também

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Paula Laboissière / Agência Brasil Ao longo dos últimos anos, o progresso na redução da ma…