O estudante de ciências sociais Danilo Araújo de Góis, que em dezembro de 2019 foi denunciado por racismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ao se recusar a pegar a prova na mão da professora Cristina Ferreira dos Reis por ela ser negra, está proibido de entrar na instituição em que aconteceu o episódio.
O inquérito administrativo que apura o caso não foi concluído por conta da suspensão das atividades presenciais na UFRB. No entanto, o reitor da universidade assinou documento impedindo Danilo de entrar no local, de participar de qualquer atividade, ainda que online, além de ter a matrícula suspensa, segundo publicação do G1 desta terça-feira (10).
Vítima de racismo, Cristina fez denúncia à Polícia Civil e entrou com ação no Ministério Público da Bahia (MP-BA). As investigações estão em andamento. O momento em que Danilo não quis pegar a prova na mão de Cristina foi registrado em vídeo por um aluno. A professora disse ao G1 que, segundo estudantes, Danilo não gostava de encostar em pessoas negras e homossexuais.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.