O Cacique Raoni Metuktire, líder indígena Mebêngôkre (Kayapó), recebeu, na última quarta-feira (11), um diploma de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em uma cerimônia realizada na cidade de Colíder (MT). A concessão do título foi aprovada em dezembro de 2019 pelo Conselho Universitário da Unemat (Consuni).
“O título de doutor concedido faz jus a luta e ao conjunto de ações que o cacique Raoni desenvolveu e liderou ao longo de sua vida. Uma vida que é sinônimo de esperança de uma sociedade justa de respeito e preservação do meio ambiente e de defesa do seu povo. O cacique é uma liderança reconhecida mundialmente e a Unemat sente-se honrada em conceder o título de doutor ao cacique Raoni”, afirmou o Reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zain, que entregou o diploma ao homenageado.
O título é o mais importante que pode ser concedido por uma universidade. Quem o recebe tem os mesmos privilégios e tratamentos de quem concluiu um doutorado pelas vias comuns. Normalmente, é dado a pessoas que tenham se destacado em áreas como a literatura, cultura, arte, política, combate à pobreza e promoção da paz. A pessoa homenageada não necessita de um nível superior de ensino para receber o título.
No caso do Cacique Raoni, a concessão se deu por sua grande atuação na luta pelos direitos e vida dos povos indígenas, pela preservação das florestas, dentre outros feitos de expressividade mundial. O líder indígena chegou a defender a Amazônia na Organizações das Nações Unidas e fez com que suas mensagens de respeito à natureza e boa convivência entre os povos chegasse a chefes de Estado, reis, rainhas e até ao Papa.
Com informações do Portal Unemat.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.