Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 que pertencerem a algum dos grupos de risco da Covid-19 terão a possibilidade de solicitar atendimento especial para fazer a prova. Obesos, asmáticos e doentes crônicos, por exemplo, poderão realizar o exame em uma sala com menor número de pessoas ou em total isolamento.
De acordo com o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Camilo Mussi, para que os estudantes tenham acesso ao atendimento especial, é necessário ligar para a central de atendimento (0800 616161) em até dez dias antes da aplicação da prova, ou seja, até dia 7 de janeiro.
“É um canal que sempre existiu para o candidato fazer solicitações depois do período de inscrição. Analisaremos os pedidos de quem precisa ficar isolado ou em espaços com menos pessoas”, afirmou Mussi. Pessoas idosas que também são de grupos de risco não precisarão fazer a solicitação. Através da data de nascimento, informada na inscrição, o Inep agrupará os candidatos com mais de 60 anos em salas separadas.
Ainda segundo o presidente, o canal já recebia casos especiais mesmo antes da Covid-19. Na inscrição sempre houve a possibilidade de solicitar o atendimento. “Um candidato que, na edição passada, descobriu que estava com câncer depois da inscrição pôde ligar no 0800 e pedir para fazer a prova em sala separada. A gente é inclusivo”, completou Mussi. Segundo ele, haverá um cuidado geral em reduzir o número de pessoas por sala para garantir o distanciamento e que as solicitações devem ser feitas por quem realmente precisa.
Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.