Estudo da UFBA aponta que trabalhadores de call center ficam mais vezes doentes do que outros

Para coordenador do estudo, há subnotificação dos casos

Um estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), apontou que trabalhos em call centers são os que mais adoecem. O estudo, que é parte de um projeto chamado Caminhos do Trabalho, analisou três dos principais call centers de Salvador: o Tel Centro de Contatos, a Atento e a Liq Corp.

O descumprimento da Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que define limites para a adaptação das condições de trabalho segundo as características psicofisiológicas dos trabalhadores, aconteceu recorrentemente nas três empresas entre 2013 e 2017. A Tel foi autuada 124 vezes por descumprir a NR 17, enquanto a Atento foi autuada 60 vezes e a Liq Corp, 49 vezes.

Coordenador do estudo, o professor da Ufba, Vitor Filgueiras, alegou que pode haver subnotificação de problemas de saúde dos trabalhadores da área e que algumas lesões sofridas pelo trabalho podem atrapalhar o trabalhador a conseguir um novo emprego. “O reconhecimento da natureza ocupacional dos agravos é menor nos call centers, quando comparado com o total da economia”, disse.

O estudo cruzou informações entre a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como o Sisben Anuários Estatísticos, e o Infologo, além de processos judiciais e resultados de fiscalizações da inspeção do trabalho.

Com informações do Bahia Notícias.

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