Um estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), apontou que trabalhos em call centers são os que mais adoecem. O estudo, que é parte de um projeto chamado Caminhos do Trabalho, analisou três dos principais call centers de Salvador: o Tel Centro de Contatos, a Atento e a Liq Corp.
O descumprimento da Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que define limites para a adaptação das condições de trabalho segundo as características psicofisiológicas dos trabalhadores, aconteceu recorrentemente nas três empresas entre 2013 e 2017. A Tel foi autuada 124 vezes por descumprir a NR 17, enquanto a Atento foi autuada 60 vezes e a Liq Corp, 49 vezes.
Coordenador do estudo, o professor da Ufba, Vitor Filgueiras, alegou que pode haver subnotificação de problemas de saúde dos trabalhadores da área e que algumas lesões sofridas pelo trabalho podem atrapalhar o trabalhador a conseguir um novo emprego. “O reconhecimento da natureza ocupacional dos agravos é menor nos call centers, quando comparado com o total da economia”, disse.
O estudo cruzou informações entre a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como o Sisben Anuários Estatísticos, e o Infologo, além de processos judiciais e resultados de fiscalizações da inspeção do trabalho.
Com informações do Bahia Notícias.
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