Lula lamenta assassinato de homem negro no Carrefour

Para ele, “o racismo é a origem de todos os abismos desse país”

Em uma de suas redes sociais, o ex-presidente Lula lamentou o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro que foi espancado e morto por dois seguranças brancos, na noite da última quinta-feira (19) em um supermercado do grupo Carrefour, em Porto Alegre.

“Amanhecemos transtornados com as cenas brutais de agressão contra João Alberto Freitas, um homem negro, espancado até a morte no Carrefour. O racismo é a origem de todos os abismos desse país. É urgente interrompermos esse ciclo”, afirmou o ex-presidente.

Em uma entrevista ao Fórum Café, na manhã desta sexta (20), o Senador Paulo Paim (PT), também falou sobre o ocorrido e destacou a relevância do debate sobre a abordagem policial como forma de combater a violência entre pessoas negras.

“O Carrefour já está demais, é o terceiro ou quarto caso. As coisas acontecem e eles não tomam providência. É gravíssimo”, afirmou o senador. “Em qualquer sistema de segurança no mundo, você não sai matando as pessoas por suspeitas disso ou aquilo. O Brasil vai ter que enfrentar o debate da questão da abordagem das forças de segurança”, completou.

Com informações Revista Fórum e do Brasil 247.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Brasil

Vejam também

Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

Fabíola Sinimbú / Agência Brasil O prazo para cidades aderirem ao programa União com Munic…