Na última sexta-feira (20), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) enviou uma carta às autoridades políticas e sanitárias, alertando sobre uma situação pior do que a que já é vivida no país em relação à Covid-19.
De acordo com a Abrasco, as taxas de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) passaram de 90% em alguns municípios das cinco regiões do país, o que pode ocasionar um colapso em todo o sistema de saúde.
“Apelamos às autoridades políticas e sanitárias, para que todos os esforços sejam feitos para conter a transmissão do vírus SARS-CoV-2 e diminuir os danos causados pela pandemia. Dessa maneira, todos os governantes devem somar seus esforços, em cada esfera de atuação, para que o país não vivencie uma tragédia de dimensões ainda maiores”, diz um trecho da carta.
De acordo com o documento, a Abrasco, junto com mais 13 entidades científicas e da área de saúde, lançou o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, que mostra, detalhadamente, medidas que devem ser tomadas em caráter de urgência para conter a transmissão do vírus, proteger a população e cuidar dos que já estão doentes.
Com informações da Abrasco.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.