De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TS3E), o segundo turno das eleições de 2020, no próximo domingo (29), vai acontecer mesmo com aumento dos casos de Covi-19. Às vésperas do pleito, foram registrados 34.130 novos casos do novo coronavírus.
As eleições acontecerão em 57 cidades do país, sendo 18 capitais e 49 municípios com mais de 200 mil habitantes. Entre as cidades estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Recife (PE). Segundo o epidemiologista e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UNB), Jonas Brant, as eleições, neste momento, podem fragilizar a vigilância na saúde.
Para ele, “se compararmos o primeiro turno com o segundo, vemos que temos um aumento importante no número de casos em diversas regiões do país” e que “é preciso que cada pessoa faça a sua parte e assim possamos detectar mais rapidamente cada caso e evitar mais danos por conta da Covid-19 no Brasil”. No dia 15 de novembro, data do primeiro turno das eleições, o país registrava um total de 14.134 casos, número considerado baixo desde que a pandemia chegou ao Brasil.
Com informações do Brasil 61.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.