Governo Federal monitora 81 jornalistas e influenciadores, aponta reportagem

Selecionados pelo governo têm monitorados os comentários sobre Jair Bolsonaro e Paulo Guedes

Uma empresa de comunicação presta serviço para o Governo Federal de monitorar 81 jornalistas e influenciadores digitais, apontou reportagem publicada pelo UOL nesta terça-feira (1º).

A BR+ Comunicação produziu um levantamento chamado “Mapa de influenciadores”, em que separou o grupo de pessoas selecionadas em “detratores”, “neutros informativos” e “favoráveis”. São detectadas, nas postagens, comentários favoráveis e contra o Governo Federal, o Ministério da Economia, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes.

A medida tem como intenção, segundo a reportagem, o “monitoramento preventivo das publicações da pessoa influenciadora”, o “envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que o influenciador publicar” ou a “proposição de parceria para divulgar ações do Ministério da Economia na rede da pessoa influenciadora”.

A BR+ Comunicação, aponta o UOL, tem contrato de R$ 2,7 milhões com o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) para a execução de outros serviços de comunicação, mas foi aproveitada pelo Ministério da Economia através de um Termo de Execução Descentralizada de junho de 2020.

Entre os 51 “detratores” apontados pelo levantamento, estão os jornalistas Guga Chacra, Vera Magalhães, Xico Sá, Rachel Shereazade, além dos youtubers Sabrina Fernandes e Jones Manoel. Já entre os 23 favoráveis, se encontram Rodrigo Constantino, Milton Neves e Roger Rocha Moreira.

No lado dos oito neutros estão Monica Bergamo, Malu Gaspar e Cristina Lôbo. A soma de membros em cada lista dá 82, mas um dos influenciadores aparece em duas listas, portanto, são 81 pessoas monitoradas pelo Governo Federal.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Brasil

Vejam também

Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

Fabíola Sinimbú / Agência Brasil O prazo para cidades aderirem ao programa União com Munic…