A ong Rede CoVida lançou nesta quinta-feira (17) um livro com artigos feitos por pesquisadores sobre a Covid-19, doença que teve seu primeiro caso relatado há um ano e que já matou mais de 1 milhão e seiscentas mil pessoas no mundo e mais de 180 mil pessoas no Brasil.
Em formato de e-book, ou seja, livro virtual, o “Construção de Conhecimento no curso da pandemia de Covid-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais” pode ser baixado gratuitamente no site da Rede CoVida (clique aqui).
A inovação do e-book está no fato de possibilitar a entrada de novos artigos na medida em que novas pesquisas são feitas e novidades são descobertas sobre a doença causada pelo vírus Sars-Cov-2. Também serão revisados artigos e editados, caso a evolução das pesquisas mostre que determinada informação ficou defasada.
Para o pesquisador Manoel Barral Netto, da Fiocruz Bahia e um dos organizadores do livro, se o livro tivesse o formato tradicional, teria vida curta por conta das constantes atualizações. Manoel também disse que é impossível que qualquer pessoa na área de saúde acompanhe toda a dinâmica de produção de conhecimento por conta própria e que o e-book serve como memória sobre o conhecimento gerado na pandemia.
A outra organizadora do livro, Érika Aragão, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse que o livro sistematizou na forma de textos acadêmicos um conjunto de conhecimentos sobre aspetos biomédicos, clínicos e psicossociais sobre a pandemia.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube