O governo federal anunciou ontem (26) um acordo que autoriza trabalhadores brasileiros que moram nos Estados Unidos (EUA) e norte-americanos que moram no Brasil, a somarem os períodos de contribuição à previdência dos países para atingir o tempo mínimo exigido para a aposentadoria e outros benefícios.
O acordo permite a contagem de tempo para aquisição de direito ao benefício, mas cada país é responsável pelo pagamento dos benefícios em sua própria moeda, de acordo com o período de contribuição nele realizado pelo trabalhador.
Se um profissional trabalhou por dez anos no Brasil, contribuiu para a Previdência Social, e depois se mudou para os EUA e trabalhou por cinco anos, pode fazer a soma das contribuições para pedir a aposentadoria por idade, por exemplo, que determina no mínimo 15 anos de contribuição, além de idade mínima de 65 anos para homem e 60 para mulheres.
A Secretaria de Previdência estima que o acordo beneficiará cerca de 1,3 milhão de brasileiros e mais de 35 mil norte-americanos.
Com informações da Agência Brasil.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook e no Instagram