Ativista baiano e juristas paulistas criam Compliance para auditar empresas que respeitam minorias sociais

0

Em meio às discussões sobre inclusão, combate ao racismo e a outras formas de discriminação, intensificadas após o caso Beto Freitas, do Carrefour, o jornalista e ativista baiano Yuri Silva [foto em destaque], o advogado Walfrido Warde, o ex-ministro Valdir Simão e outros juristas vão criar programa para auditar e certificar grandes corporações em relação a grupos vulneráveis.

O jornalista Yuri Silva, 25, ativista baiano dos direitos humanos e do movimento negro, vai à São Paulo cumprir uma pauta necessária e cada vez mais atual para o Brasil. Utilizando da sua expertise no terceiro setor, Yure vai promover diálogos com as principais corporações nacionais e multinacionais e outros atores políticos sobre a inclusão da pauta das minorias na política interna e externa dessas empresas.

De acordo com dados de 2016 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto Ethos, somente 4,7% dos cargos executivos (CEOs, CFOs, CMOs, CIOs) são ocupados por profissionais negros, contra 94,2% de brancos. Enquanto, em indicadores de gênero, as mulheres ocupam apenas 13% dos postos de CEOs, segundo consultoria feita em 2019 pela empresa Talenses para o Insper.

Para mudar essa realidade, o projeto vai unir lideranças sociais e operadores econômicos, com o objetivo de implementar um Programa de Compliance em Direitos Humanos, com a finalidade de monitorar e auditar permanentemente a relação dessas companhias com as pautas sociais. Serão inquiridos temas como racismo, igualdade de gênero, respeito à sexualidade, além de outros nichos vulneráveis da sociedade brasileira.

O baiano Yuri Silva vai trabalhar ao lado do advogado paulista Walfrido Warde Jr., maior especialista em litígios empresariais do Brasil e autor do best-seller ‘O Espetáculo da Corrupção’ (Leya), e do auditor fiscal Valdir Moysés Simão, ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU) e ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil.

Os dois juristas são, respectivamente, presidente e vice-presidente do Instituto para Reforma da Relação entre Estado e Empresa – IREE, que irá somar à tarefa os técnicos do instituto. Além deles, também se integram ao time o doutor e mestre em Direito Administrativo Rafael Valim, que além de professor da PUC-SP e da Università Commerciale Luigi Bocconi (Itália), é um dos líderes da editora Contracorrente e diretor cultural do IREE. O time também terá o estudante de direito e diretor institucional do IREE, Rodrigo Siqueira; e a economista-chefe do IREE Juliana Furno.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Bahia

Check Also

Comemoração ao Dia Nacional da Baiana de Acarajé e Mingau reforça cultura e valorização do ofício

O Dia Nacional das Baianas de Acarajé e Mingau, comemorado na próxima segunda-feira (25), …