As notícias de mortes no Amazonas causadas por asfixia em pacientes por Covid-19 têm mobilizado estrangeiros e artistas brasileiros. Nesta quinta-feira (14), o governo da Venezuela anunciou, através do perfil do seu ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, que doará oxigênio para o Amazonas, mas não especificou a quantidade. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), agradeceu ao governo venezuelano no seu perfil.
Por instrucciones del Presidente @NicolasMaduro conversamos con el gobernador del Estado Amazonas, Brasil 🇧🇷, @wilsonlimaAM para poner inmediatamente a su disposición el oxígeno necesario para atender la contingencia sanitaria en#Manaus. ¡Solidaridad latinoamericana ante todo!
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) January 14, 2021
Também nesta quinta-feira (14), o youtuber Whindersson Nunes anunciou a doação de 20 cilindros de 50L para o Amazonas e puxou uma campanha para que outros famosos fizessem o mesmo. Segundo Whindersson Nunes, Marília Mendonça e Wesley Safadão se comprometeram a também doar 20 cilindros, enquanto Tirullipa, Tata Werneck, Simone, Tierry e o jogador de futebol Richarilison doarão 10 cilindros.
Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio pra distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus!
Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nós recebe com carinho né, vamos retribuir???? 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼 pic.twitter.com/l5jbd50vfR— Whindersson Nunes (@whindersson) January 14, 2021
Além dos cilindros de oxigênio, outra ajuda oferecida ao Amazonas veio do Governo da Bahia, que disponibilizou 30 leitos de Covid-19 para pacientes do estado.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.