A ex-prefeita de Cardeal da Silva, ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e pré-candidata a deputada federal Maria Quitéria (Avante) reafirmou, em vídeo publicado nas redes sociais no domingo (1), o compromisso da luta pelo fortalecimento das políticas públicas de combate à violência contra a mulher na Câmara Federal e destacou que, se eleita, o tema será umas das principais bandeiras do seu mandato.
No último final de semana, Quitéria teve sua vida privada exposta nas redes sociais pelo ex-namorado (empresário do ramo de restaurantes fast food), que por não aceitar o término do relacionamento, divulgou filmagens e prints de conversas de whatsapp, nos quais acusa Quitéria de “traidora”, aludindo a um suposto relacionamento com um cantor baiano.
No vídeo gravado por Quitéria (abaixo), referenciando a heroína do Dois de Julho, data que marca a Independência da Bahia, a atual presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e pré-candidata a deputada federal reafirmou sua vontade de concorrer ao pleito deste ano e anunciou que vai combater a violência feminina: “Assim como Maria Quitéria lutou pela independência da Bahia, eu lutarei pela independência da mulher!”.
De acordo com o Instituto Maria da Penha, a cada 7,2 segundos uma mulher é vítima de violência física no Brasil. Em 2015, 750 mil casos foram contabilizados pela Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180.
No Instagram, Quitéria recebeu postagens de apoio pelo fato ocorrido. A senadora Lídice da Mata (PSB), por exemplo, publicou em uma de suas postagens: “Força, Quitéria. Estamos Juntas!”.
Juci Cardoso, ativista do Movimento Elas por Elas de Alagoinhas, gravou um vídeo em defesa de Quitéria e mandou para grupos de whatsapp.
Outro exemplo de apoio foi o da advogada Fabiana Machado, ideóloga do Projeto Versos de Mulher, em Feira de Santana. Indignada, Fabiana escreveu no seu instagram como se sentindo a situação na própria pele, e finalizou: “Posso sangrar muito nesta luta, mas eu tenho sede de justiça!”
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook e no Instagram