Além do atraso na vacinação contra a Covid-19 por falta de vacina, a situação tem sido muito complicada em todo o país com a segunda onda da pandemia.
A Bahia, que semanas atrás chegou, através do seu governo estadual, a oferecer leitos para pacientes do Amazonas, registrou nesta sexta-feira (19) o maior número de internações em UTIs desde o começo da pandemia: 866 pacientes adultos e pediátricos.
O recorde anterior da Bahia era do dia 2 de agosto do ano passado, quando 857 pessoas estavam internadas em UTIs por todo o estado. No momento, 78% de todas as UTIs do estado estão ocupadas e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que se não houver queda nos próximos dias, uma possibilidade é reabrir o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, que tinha 100 leitos de UTI.
Medidas mais restritivas têm sido tomadas na Bahia, a exemplo do toque de recolher que começa nesta sexta (19) para evitar aglomerações pela noite. Outra preocupação no estado é o ritmo da vacinação, que tem sido prejudicado pela falta de vacinas. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o ritmo atual, apenas em 2025 toda a população do estado poderia ser vacinada contra a Covid-19.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.