Muitos indígenas em todo o Brasil têm se recusado a receber a vacina contra a Covid-19. A informação veio através de comunicados emitidos pelas equipes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós (DSEI Rio Tabajós), que é uma unidade gestora descentralizada do SasiSUS (Subsistema de Atenção à Saúde Indígena) do Ministério da Saúde, no estado do Pará.
Até o momento, 43.061 indígenas no Brasil foram infectados pela Covid-19 e 570 destes morreram. Entre as fakenews destacadas que fizeram indígenas se recusarem a receber a aplicação da vacina, estão a de que o imunizante transforma as pessoas vacinadas em jacaré e pessoas vacinadas iriam morrer após 15 dias da aplicação.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), é um dos líderes políticos do mundo que já minimizou ou segue minimizando os impactos da pandemia de Covid-19, além de manifestar publicamente descrença nos resultados dos imunizantes. Segundo estudo publicado em dezembro do ano passado, a chance de um indígena morrer com quadro grave de Covid-19 é duas vezes maior do que a média geral.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.