A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na manhã desta terça-feira (23), a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 com o registro definitivo. É o primeiro imunizante contra a Covid-19 que recebe o registro definitivo no país.
As duas vacinas que têm sido aplicadas no Brasil na vacinação contra a Covid-19, a CoronaVac e a vacina da Oxford/AstraZeneca, têm autorização de uso emergencial. No entanto, não há doses do imunizante da Pfizer/BioNTech no país. Segundo o Governo Federal, a compra não foi realizada por conta de uma cláusula no contrato, que prevê que a Pfizer não se responsabilizaria por efeitos adversos graves em quem recebesse a aplicação das doses. O pedido da Pfizer pelo registro definitivo no Brasil aconteceu no dia 5 de fevereiro. A aceitação do pedido autoriza a importação do imunizante.
Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial da União que dois imunizantes contra a Covid-19, a Sputnik V e a Covaxin, não precisarão passar por licitação para terem doses compradas. No entanto, nenhuma das duas ainda foi aprovada pela Anvisa.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.