Covid-19: Erro do Ministério da Saúde faz Amazonas ficar com o número de vacinas que era destinado ao Amapá

0

O Ministério da Saúde admitiu, nesta quarta-feira (24), que cometeu um erro de logística na distribuição de vacinas contra a Covid-19 para os estados. O Amazonas, que esperava receber 78 mil doses, recebeu apenas 2 mil doses, quantidade que era destinada ao Amapá. O Amapá, por sua vez, recebeu 78 mil doses, número muito superior às 2 mil doses esperadas.

Na mesma nota em que admitiu o erro, o Ministério da Saúde afirmou que corrigirá o erro na madrugada desta quinta-feira (25), quando pretende transferir as doses de vacinas entre os estados.

Por ser o estado em pior situação na pandemia de Covid-19, com escassez de cilindros de oxigênio e leitos nos meses de dezembro e janeiro, diversas medidas foram tomadas para ajudar o Amazonas, seja de governos ou pessoas públicas, a exemplo da transferência de pacientes de Manaus e de interiores para outros estados (inclusive para a Bahia), doações de cilindros de oxigênio e envio de vacinas a mais para que se pudesse frear os impactos causados pelo vírus Sars-Cov-2, que sofreu mutação no estado.

Com a maioria das mortes por Covid-19 ocorridas no ano de 2021, o Amazonas é o nono estado com mais mortes pela doença desde o começo da pandemia, 10.573 segundo os dados desta quarta-feira (24). No entanto, O Amazonas é o 13º estado mais populoso do Brasil. No final de janeiro, o Amazonas se tornou o estado com maior taxa de mortalidade por Covid-19, com 171,87 mortes a cada 100 mil habitantes, segundo dados da plataforma Monitora Covid-19, da Fiocruz.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Brasil

Check Also

Duas em cada 10 brasileiras já sofreram ameaça de morte de parceiros

Letycia Bond/Agência Brasil No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram ameaçadas …