Anvisa autoriza estados a importarem vacinas e Rui Costa diz ter procurado órgãos para agilizar importação da Sputnik V

Governador da Bahia disse, em suas redes sociais, que pretende formalizar com urgência a celebração do contrato para adquirir vacina russa

Com a oficialização da regra que permite estados, Distrito Federal, municípios e setor privado importarem vacinas e medicamentos contra a Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse em suas redes sociais que determinou à Procuradoria Geral do Estado e à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) que agilizem a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da Sputnik V.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a resolução nesta quarta-feira (10), após ter sido aprovada pelo Congresso e ter sido sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Os medicamentos e vacinas importados contra a Covid-19 devem ter sido aprovados por autoridades estrangeiras e ter pelo menos estudos clínicos da fase 3 concluídos ou com resultados provisórios.

Com isso, a Sputnik V, embora ainda não tenha autorização para ser aplicada no Brasil, pela regra, já pode ser comprada pelo Governo da Bahia, que tem contrato para a aquisição de 50 milhões de doses que e entrou no início do mês com nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir sua autorização de uso. A Sputnik V tem eficácia de 100% contra casos moderados e graves da Covid-19.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Governo lança 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar das mãos da agricultura familiar

Através de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas pa…