A pandemia de Covid-19 tem causado impactos na saúde mental e física de milhões de pessoas no Brasil. No entanto, alguns dos trabalhadores da área de saúde têm sofrido esgotamento pela sobrecarga de trabalho mais do que outros, é o que aponta o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Jimi Medeiros, em entrevista ao site Bahia Notícias. “Hospitais têm sido abertos sem a quantidade necessária de profissionais de enfermagem, o que gera desgaste e exaustão para quem está na linha de frente”.
Além da sobrecarga de trabalho por conta da falta de enfermeiros em unidades de saúde, o presidente do Coren-BA aponta que a baixa remuneração dos profissionais faz com que muitos deles trabalhem em duas ou mais unidades de saúde, o que aumenta o desgaste físico e mental que, em situações extremas, faz alguns deles se afastarem. “Tem uma leva de profissionais se afastando sem que outros queiram assumir os plantões”, disse Jimi Medeiros.
Segundo o Coren-BA, há profissionais cumprindo 44 horas semanais. Cerca de 140 mil enfermeiros estão registrados no conselho regional e muitos destes têm apresentados demandas semelhantes, segundo Jimi Medeiros.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.