Processos de Lula em Curitiba são enviados ao Distrito Federal

Envio de processos cumpre decisão do ministro do STF, Edson Fachin, que na semana passada anulou as condenações de Lula em Curitiba

O juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Luiz Antonio Bonat, enviou para a Justiça Federal do Distrito Federal os processos que envolviam o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da operação Lava Jato.

O envio dos processos para Brasília cumpre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que na semana passada anulou as condenações de Lula em Curitiba e tornou o ex-presidente da República elegível para a eleição presidencial em 2022.

Membro da segunda turma do STF, Fachin não manifestou que a anulação das condenações de Lula tenha passado pelo fato de que o então juiz federal Sérgio Moro foi parcial, como apontou a defesa de Lula. No entanto, a segunda turma começou, ainda na semana passada, a votação pela suspeição de Moro. A decisão sobre a anulação das condenações de Lula ainda deverá ser avaliada no plenário do STF.

Embora os processos de Curitiba tenham sido enviados para Brasília, Luiz Antonio Bonat manteve bloqueados os bens de Lula e alegou que “a determinação de bloqueio de bens, feita pelo Ministério Público Federal [MPF], não foi proferida nas ações penais, mas em efeitos cautelares, instrumentais às respectivas ações penais”. Com informações do Uol.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

 

Carregar mais em Justiça

Vejam também

Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil, decide STJ

Texto: Agência Brasil A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta…