Os três países de onde surgiram novas cepas do vírus Sars-Cov-2 são os que mais sofrem restrições para a entrada de seus habitantes no exterior: África do Sul, Brasil e Reino Unido, segundo levantamento do jornal Valor Econômico, com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e do site Skyscanner, divulgado nesta quarta-feira (17).
No total, 119 países adotaram restrições a turistas vindos da África do Sul, 116 adotaram restrições a turistas vindos do Brasil e 114 adotaram restrições a turistas vindos do Reino Unido.
No entanto, entre os três países, o Brasil é o único que não teve as medidas da OMS adotadas pelo governo nacional. Prefeitos e governadores adotaram medidas restritivas, mas o novo ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, descarta um lockdown nacional no momento.
O Brasil é o segundo país com mais mortes por Covid-19 no mundo, mais de 280 mil, atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 536 mil. Curiosamente, porém, os Estados Unidos não figuram entre os trinta países com população com mais restrições para viagens internacionais.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.