Covid-19: Na contramão do Brasil, Amazonas tem queda de 80% em mortes

0

Após o caos no primeiro mês do ano com a pandemia, período em que houve escassez de oxigênio e as mortes chegaram a 3.556 ao final do mês, o Amazonas teve queda de 80% em mortes por covid-19 na comparação entre janeiro e março, com 670 vítimas em março. As informações foram publicadas pelo boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Um dos estados que mais recebeu doses de vacina contra covid-19, por conta da situação em que se encontrava, o Amazonas também enviou pacientes para outros estados, como a Bahia, e fechou o comércio não essencial em 2 de janeiro e só voltou a flexibilizar a partir de 22 de fevereiro.

Até esta sexta-feira (2), o Amazonas é o estado do Brasil com a maior média de mortos por covid-19 por milhão de pessoas desde o começo da pandemia: 3.106, seguido de outros dois estados do Norte: Roraima, com 2.709, e Rondônia, com 2.400. Em número total desde o início da pandemia, o Amazonas soma 12.031 mortes e é o nono estado com mais vítimas da doença, apesar de ser o 13º estado mais populoso, com 4.207.714 habitantes segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

O Brasil, atualmente, vive seu pior momento na pandemia, com recentes recordes de mortes por covid-19 em 24 horas e lotações de hospitais próximas do limite.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Saúde

Check Also

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Paula Laboissière/Agência Brasil A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão d…