Covid-19: Anvisa multa em R$ 15,2 mi empresas que vendem remédios com preço acima do permitido

0

Algumas empresas farmacêuticas aproveitaram o momento de escassez de medicamentos do kit intubação, como sedativos e bloqueadores musculares, para praticarem sobrepreço. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que em meio à pandemia autorizou reajuste de até 10,08% nos medicamentos, aplicou multa de R$ 15,2 milhões nas empresas que comercializaram os medicamentos com preço acima do permitido.

O reajuste no preço dos medicamentos foi autorizado pela Anvisa na semana passada. Paralelo ao episódio da autorização de reajuste de preço, a Anvisa, junto a outros órgãos públicos, busca solução para a escassez de remédios do kit intubação. A consequência da escassez destes medicamentos é que pacientes na UTI que estão intubados têm acordado e tentado retirar o tubo, o que causa lesão na faringe. Sem recursos, profissionais de saúde têm usado como método amarrar os braços dos pacientes para que estes não possam retirar o tubo e, dessa forma, não causem lesões ao próprio corpo.

Em 22 de março, uma reunião urgente sobre a escassez dos remédios do kit intubação foi cancelada porque a Anvisa esqueceu de enviar um e-mail de confirmação.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Saúde

Check Also

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Paula Laboissière/Agência Brasil A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão d…