O primeiro dos 28 trens que compõem o VLT, equipamento que vai substituir o trem do subúrbio em Salvador, está pronto e foi apresentado durante um evento virtual na manhã desta quinta-feira (8), com a presença do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, do secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, e de representantes da empresa BYD – responsável pela construção do trem -, e do governo chinês.
O equipamento foi construído na sede da BYD, na China. O VLT do Subúrbio é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo da Bahia e a Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do VLT.
Rui Costa disse que visitou a fábrica da BYD, na China, para viabilizar o projeto, e que o novo modal é ecologicamente sustentável. O governador da Bahia se mostrou disposto a realizar outras parcerias com empresas chinesas. “Ontem fiz uma reunião sobre o videomonitoramento, tecnologia que conheci nas cidades chinesas, a serviço da segurança pública. Tivemos a assinatura do contrato e essa semana já depositamos a primeira parcela de R$ 250 milhões para a construção da Ponte Salvador-Itaparica”.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.