Geleias de umbu, goiaba, manga, acerola e maracujá têm sido feitas por mulheres em Várzea Grande, interior do estado. Com as frutas colhidas dos seus quintais, as produtoras fazem parte do grupo Delícias do Campo, que é apoiado pelo Governo do Estado.
Para evitar desperdícios de frutas, o que não é utilizado nas receitas volta para o quintal em forma de adubo. “Quando o projeto chegou na comunidade, a gente entendeu que, além de produzir o alimento para o nosso consumo, dava para vender o excedente da produção e aumentar nossa renda”, contou a agricultura e agente comunitária de saúde, Elizone Carneiro.
As receitas foram aprendidas em uma oficina que abordou todas as etapas do processo de fabricação das geleias e doces, desde a escolha das frutas até a etiquetagem. A capacitação foi ministrada pela engenheira agrônoma, especialista em processamento de alimentos, Elionara Souza.
O apoio do Governo do Estado se dá por meio do Pró-Semiárido, ação de combate à pobreza rural, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.