O aumento no número de pessoas imunizadas contra a covid-19 tem tido impacto direto nos números da pandemia. Se as mortes de idosos acima de 90 anos caíram 70% de janeiro para fevereiro em São Paulo, segundo a prefeitura da capital paulista, nesta terça-feira (4) a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, divulgou que o número de mortes por covid-19 entre enfermeiros no Brasil caiu 71% entre março e abril.
Assim como idosos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão entre os grupos prioritários na vacinação contra a covid-19. Em março, 83 enfermeiros morreram no país, enquanto em abril foram 24. No entanto, as mortes da população em geral cresceram no país e abril chegou a registrar, em alguns dias, 4 mil mortes.
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), entre os fatores que explicam a queda no número de mortes de enfermeiros, está o aumento no percentual de vacinados na classe, além de maior disponibilidade de equipamentos de proteção e maior conhecimento dos protocolos para combater o vírus sars-cov-2. Do início da pandemia para cá, 776 profissionais de enfermagem morreram no Brasil.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.