Pesquisa da UFMG desenvolve teste que detecta covid-19 pela urina

0

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou nesta quarta-feira (19) ter obtido a patente para um novo teste voltado para o diagnóstico da covid-19. O exame, fruto do trabalho de pós-doutorado da bióloga Fernanda Ludolf, na Faculdade de Medicina da UFMG, é capaz de detectar a presença de anticorpos que combatem o vírus sars-cov-2 e avaliar a resposta imunológica com base nas amostras de urina dos pacientes. Dessa forma, o novo exame pode se tornar uma alternativa aos exames sorológicos, que se valem de amostras de sangue.

Segundo Fernanda Ludolf, o novo teste é mais simples, mais barato e menos invasivo do que os exames sorológicos atualmente em uso porque não necessita de agulhas e seringas, além de sua coleta ser mais prática e sua utilização possível mesmo em áreas mais remotas. Além disso, as amostras de urina são de fácil conservação.

Fernanda Ludolf disse ainda que foram analisadas 240 amostras de aproximadamente 150 pacientes. A sensibilidade foi de 94%, o que significa que, de cada 100 pessoas que tiveram contato com o vírus sars-cov-2, 94 são identificadas. Também foi obtida uma especificidade de 100%, ou seja, não houve nenhum caso em que o resultado positivo detectou uma doença diferente da covid-19. Para a detectar se a infeção de covid-19 está ativa, porém, o RT-PCR continua sendo o método mais adequado. Com informações da Agência Brasil.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Saúde

Check Also

Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS

Paula Laboissière/Agência Brasil Em junho deste ano, 77.243 brasileiras aguardavam por uma…