Garimpeiros tentaram invadir a comunidade de Palimiú, na Terra Indígena Yanomami em Roraima, na noite de quarta-feira (19), segundo informação divulgada, nesta quinta-feira (20) pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY). A entidade enviou um ofício às autoridades pedindo que atuem com urgência para impedir a continuidade da violência na região.
No ofício, o conselho distrital informa que o ataque aconteceu por volta de 22h nesta quarta-feira (20). Os indígenas de Palimiú relataram que os garimpeiros chegaram em 12 barcos e tentaram invadir a comunidade. No entanto, os invasores voltaram para seus barcos após perceberem a presença de indígenas que estavam no entorno fazendo a vigia.
“Diante de todos esses danos potenciais e previsíveis, que acabaram por se confirmar com o passar do tempo, e diante da inércia da União, de seus órgãos e autarquias, solicitamos que seja ajuizada alguma ação, uma vez que a situação se agravou”, diz o ofício. Segundo o Condisi-YY, há risco de massacre dos indígenas.
O documento, assinado por Junior Hekurari Yanomami, presidente do conselho indígena, foi enviado à Fundação Nacional do Índio (Funai), à Polícia Federal (PF) em Roraima, à 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército, e ao Ministério da Defesa e ao Ministério Público Federal (MPF) em Roraima. Com informações da Agência Brasil.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.