A demora do Governo Federal de fechar acordo com a Pfizer por vacinas contra a covid-19 fez com que as primeiras doses da farmacêutica só chegassem ao Brasil entre o final de abril e início de maio deste ano. O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que “tentou negociar o tempo todo”
No entanto, uma troca de e-mails entre a Pfizer e o Governo Federal, que foi enviada para a CPI da Covid nesta segunda-feira (24), mostra que o governo só fez uma contraproposta formal pelas vacinas contra a covid-19 em 4 de dezembro, enquanto a “carta de intenções” foi assinada somente em 10 de dezembro. A troca de e-mails também mostra que a Pfizer apresentou ao Brasil uma terceira proposta em 24 de novembro com validade até 7 de dezembro, que só foi acertada no dia 17 de dezembro.
A CPI da Covid apura as responsabilidades do Governo Federal na pandemia de covid-19, que começou em março do ano passado. Entre outras coisas, o governo Bolsonaro é acusado de ter demorado para adquirir vacinas contra a doença, que já matou 450 mil pessoas no Brasil.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.