Motoristas de aplicativo pedem vacinação, redução no IPVA e no preço do combustível

Em carreata, cerca de 300 trabalhadores seguiram do CAB à Avenida Tancredo Neves

Uma manifestação de motoristas de aplicativo aconteceu nesta terça-feira (15), em Salvador. Os trabalhadores pediram inclusão da categoria no grupo de vacinação e a redução no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e no preço do combustível.

Na ativa durante toda a pandemia, inclusive transportando profissionais da saúde, os motoristas argumentaram a necessidade de serem incluídos no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19. Segundo a categoria, em Salvador, cerca de 50 trabalhadores morreram por causa da doença.

Na praça há 4 anos, o motorista Edinilson Lopes reivindicou a atenção dos órgãos de saúde e das empresas Uber e 99. “Estamos chamando atenção de todos para a importância do nosso trabalho e queremos vacina no braço, isenção de 50% do IPVA e combustível mais em conta. Está complicado trabalhar com o medo do vírus e com os impostos cada vez mais caro”, disse.

A manifestação contou com a participação de cerca de 300 motoristas que saíram do Centro Administrativo da Bahia – CAB, sentido Paralela. O ato foi encerrado por volta das 13h, na sede da empresa Uber, na Avenida Tancredo Neves.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que não tem autonomia para inclusão de categorias como públicos prioritários da estratégia que não estejam contemplados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda da Bahia, disse que já existe um conjunto de isenções previstas na legislação estadual, no entanto, não contempla os motoristas por aplicativo.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

Seman intensifica ações preventivas para evitar transtornos no período chuvoso

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman),…