A corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministra Maria Thereza de Assis Moura, abriu pedido de providência contra 83 desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo por baixa produtividade. O tribunal tem 360 desembargadores e mais cem juízes substitutos – portanto, as investigações abrangem 18% dos magistrados da Corte.
Um levantamento realizado entre janeiro e março deste ano, revelou 83 desembargadores com estoque de processos em seus gabinetes em volume superior ao da média das seções nas quais estão inseridos, além de magistrados com mais de 500 processos aguardando julgamento.
A ministra determinou que os desembargadores sejam intimados em 15 dias para explicar a situação. A meta é que todas as ações e recursos sejam julgados no prazo máximo de cem dias a partir da data de chegada do processo no gabinete.
Dos desembargadores que terão o trabalho fiscalizado pelo CNJ, 12 já estão sob monitoramento da corregedoria nacional, por terem processos paralisados há mais de cem dias sob suas relatorias. (Com informações do UOL)
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.