O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta terça-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 135/19) que determina o retorno do voto impresso. Dos 449 votos computados, 229 foram a favor e 218 contra.
A PEC do Voto Impresso, de autoria da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), precisava ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Depois seguiria para apreciação do Senado. Com a reprovação, a matéria será arquivada.
O resultado é uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que tentou derrubar a urna eletrônica. Segundo Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, “a democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a este assunto e, na Câmara, eu espero que este assunto esteja, definitivamente, encerrado”, concluiu.
Os partidos que foram contra o texto foram PT, PL, PSD, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, PSOL, Avante, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Apenas PSL, Republicanos e Podemos orientaram a favor. O Progressistas, que ganhou o Ministério da Casa Civil, liberou a bancada, assim como PSC, PROS, PTB, Novo e Patriota. Confira aqui como votou cada parlamentar.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.