Dos 548.030 jovens cadastrados na faixa etária de 25 a 39 anos para receber a vacina contra a Covid-19 em Salvador, 93.575 pessoas não apareceram para a imunização. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS).
Segundo a SMS, 452.273 compareceram aos postos de vacinação. Embora o número corresponda a 82% do total, isso quer dizer que 18% da população que poderia estar vacinada com a primeira dose ou dose única ainda não está. O resultado pode ser casos de covid-19 que poderiam ser evitados.
A imunização dos mais jovens é vista como fundamental para atravessar a pandemia e conter os índices de contaminação, porque eles têm maior fluxo fora de casa – para ir e voltar do trabalho, por exemplo.
Para Ricardo Khouri, imunologista e pesquisador da Fiocruz, a não adesão de parte dos jovens à vacinação tem a ver com a sensação de que como o índice de letalidade é mais baixo entre eles, a vacinação não é necessária. “Porém, é muito importante entender que a vacinação é crucial para proteção individual e coletiva”, pontua Khouri. A vacina protege individualmente, mas não só. “Ela protege coletivamente, pois reduz a circulação do vírus”, ressalta.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.