Com entrega realizada nesta quarta-feira (25) pelo prefeito Bruno Reis, a Praça Joaquim Nery Souza, no Itaigara, é mais um equipamento público composto por diversos mobiliários urbanos e brinquedos, que já pode ser aproveitada pela população.
Segundo o prefeito, a obra é mais uma ação para devolver a cidade ao cidadão. “São mais de 500 praças recuperadas desde 2013, e todas elas têm os mesmos materiais, equipamentos e brinquedos, independente de qual seja a localidade. Não há distinção”, afirmou Reis, ressaltando que 86% dos recursos municipais são destinados para obras em áreas carentes.
A praça conta com 1.902 m² de área e dispõe de parque infantil com casas de Tarzan, cavalinhos, gangorras, balanços, escorregadores, além de miniquadra para golzinhos, mesa de pingue-pongue, futmesa, paraciclos, amarelinha e anfiteatro para realização de apresentações artísticas e culturais. Há também bancos, mesas e academias de saúde com diversos aparelhos para atividades físicas.
A acessibilidade e o paisagismo foram dois elementos levados em consideração para construção. A pavimentação possui piso tátil para facilitar a locomoção de deficientes visuais, além de cinco rampas para a mobilidade de cadeirantes e portadores de necessidades especiais.
Já os eucaliptos que existem ao redor foram mantidos e a área verde foi ainda mais valorizada com plantação de gramado. A iluminação pública do entorno, por sua vez, está totalmente moderna com tecnologia em LED após a instalação de 34 pontos e dois projetores. O investimento total foi de R$ 375 mil.
Homenagem – Durante a solenidade de inauguração, Bruno Reis destacou que o nome da nova praça é um reconhecimento à história e aos serviços prestados por Joaquim Nery Souza na capital e no interior da Bahia. Falecido em 2013, Nery foi servidor público e exerceu mandato de prefeito na cidade de Jaguaquara entre 1966 a 1969.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.