O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta quinta-feira (2), a circulação de dois ônibus elétricos para testes nas ruas da capital baiana. Durante 30 dias os veículos passarão por análises com o objetivo de verificar a viabilidade e o desempenho diante dos desafios da cidade, como topografia, demanda de usuários, distâncias e dinâmica do trânsito.
Segundo Bruno Reis, a chegada dos veículos é pela necessidade de adoção de medidas em prol do meio ambiente. “Um dos passos nesse sentido é justamente destinar esforços e recursos para ações que promovam redução de emissão de gás carbônico, a exemplo do uso de coletivos que não utilizem combustíveis fósseis”.
De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico rodando em média 6 mil km por mês deixa de emitir 125 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.
Os ônibus elétricos, além de não emitir poluentes no ar, também são muito mais silenciosos, o que beneficia a saúde, o ambiente e o clima. Aliado a isso, esses veículos permitem mais economia com abastecimento, uma vez que um dos principais fatores que oneram o sistema ainda é o valor do combustível.
Bruno Reis ainda ressaltou a crise financeira que o setor de transporte público de Salvador tem enfrentado, mas afirmou que vai conversar com empresários. “Os ônibus elétricos, embora sejam mais caros que os convencionais, possuem manutenção mecânica mais barata. Estamos discutindo com os empresários sobre como vamos fechar essa equação”.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.