‘Nem Lula, nem Bolsonaro!’. Este é o principal tema da campanha do MBL (Movimento Brasil Livre) que tenta convencer parte da “esquerda” e bolsonaristas “arrependidos” para irem em suas manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro.
Neste domingo (12), integrantes do MBL, que se dizem apartidários, apareceram em ato no Rio de Janeiro, em Copacabana, com palavras de ordem em cartazes com a foto do ex-presidente Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido), vestidos de presidiário.
Palavra de ordem no carro de som do MBL em Copacabana:
“Lula, seu lugar é na cadeia!”
Com apoio de PCdoB, UJS… #DomingoEmCasaComLula pic.twitter.com/DjWv70UGuh
— Alexandre Neto – #BrazilianAlligator (@alexandreneto) September 12, 2021
Uma faixa no ato esvaziado do Rio mostra que a manifestação contra Bolsonaro é uma campanha política para a chamada “terceira via”.
Essa faixa significa: “Lula não, Bolsonaro, talvez”. Quem se junta com esses fascistas quer eleger Bolsodória ou Bolsonaro, ou seja, naturalmente, a continuidade do golpe de Estado de 2016 pic.twitter.com/LVP86i2egd
— Rui Costa Pimenta (@Ruicpimenta29) September 12, 2021
No Brasil inteiro os atos fracassaram e foram esvaziados. Em Salvador, por exemplo, menos de 50 pessoas participaram do ato.
A concentração no Farol da Barra, Salvador, Bahia. Tá ficando lindo, meu povo! Vamos nos unir e reunir! O Brasil tem jeito! Só basta acreditar! #CiroNaPaulista #DomingoAdeusBolsonaro #FORABOLSONARO pic.twitter.com/BgmAkFuZdc
— A Primeira Via #12SetForaBolsonaro (@APrimeiraVia) September 12, 2021
O MBL liderou o impeachment contra Dilma Rousseff (PT) em 2016 e apoiou o presidente Jair Bolsonaro em 2018. O movimento vem se alimentando de campanhas da extrema direita. Neste domingo, nas redes sociais, a hashtag #DerreteMBL foi uma das mais comentadas.
Uma manifestação também aconteceu à tarde em São Paulo, na Avenida Paulista, com a presença de Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), João Amoedo (Novo) e o co-fundador do MBL, Kim Kataguiri (DEM). Veja imagens:
Ato contra @jairbolsonaro ocupa trechos da Avenida Paulista, em São Paulo. https://t.co/9rP4Uw2bra pic.twitter.com/90OGGoL8vO
— O Globo Política (@OGloboPolitica) September 12, 2021
Parabéns MBL…
Dividiu a oposição.
Fez todo mundo perder tempo brigando nas redes sociais ao invés de focar contra o genocida.
Passou imensa vergonha nessas manifestações vazias.
Pelo amor de Deus MBL, desaparece, vcs são mais chacota q eu jogando xadrez imitando foca. pic.twitter.com/BIMLAqwSJ8
— Felipe Neto (@felipeneto) September 12, 2021
Brasil, 2021. A que ponto chegamos? pic.twitter.com/k6TB5res2A
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 12, 2021
Aumenta a multidão que clama #ForaBolsonaro na Paulista! #CiroNaPaulista pic.twitter.com/pYD2FSSt3U
— Ciro Gomes (@cirogomes) September 12, 2021
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.