Devido a pandemia do novo coronavírus, a demanda por leitos de UTI na Bahia triplicou nos últimos meses, levando a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) a interromper, parcialmente, a realização de cirurgias eletivas em pacientes que aguardavam na fila da regulação.
Desde então, muitos pacientes com diversos graus de complexidade, tiveram que ficar em casa esperando o momento para a realização dos procedimentos.
Atento à demanda, o presidente da Comissão de Saúde da Alba, o médico e deputado estadual, Eduardo Alencar (PSD), tem cobrando insistentemente do governo do estado o retorno dessas cirurgias.
Além dos encaminhamentos na Comissão, em uma audiência pública, o deputado cobrou urgência ao secretário de Saúde da época, Fábio Vilas-Boas. “Nós já estamos há muito tempo sem operar um paciente de cirurgias eletivas. É difícil para o sistema de saúde dar atenção a todos que precisam, mas chegou um momento que não temos como suportar mais”, afirmou Alencar.
Na sessão, que aconteceu no mês de maio, em formato virtual, o deputado pediu atenção a população do interior, que, segundo ele, está pagando para fazer as cirurgias. “Como médico e presidente da Comissão de Saúde, sugiro ao secretário que faça uma seleção dessas cirurgias, principalmente as mais graves e as solicitadas pela população mais pobre que está tendo que pagar para operar. Isso é grave!”, alertou.
Ver essa foto no Instagram
A boa notícia veio esta semana com a informação da secretária interina da Saúde do Estado, Tereza Paim. Com a diminuição gradativa no número de casos de Covid-19 e a consequente queda de 21% das cirurgias no estado, “a Bahia retomará 100% dos procedimentos eletivos nas unidades do SUS”, informou a secretária.
Para um jornal de Simões Filho, o deputado Eduardo Alencar disse: “Eu venho cobrando da secretaria de saúde do estado o retorno dessas cirurgias, hoje nós tivemos a notícia de que as cirurgias serão retomadas. Estou muito feliz com este retorno. Essa é nossa obrigação, lutar e trabalhar pelo povo do nosso estado”, finalizou.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.